Quem é o Estado?

O Estado e a sua verdadeira pessoa. Quem?, o que? reveste-se de Estado, observe que digitei a palavra Estado com “E” maiúsculo, pois “ele” tem se colocado acima do povo, pelo menos é o que se observa aqui no Brasil, são as pessoas que assumem cargos de relevante hierarquia, sejam elas dos poderes executivos, legislativos e ou judiciário nas três esferas do poder público? e essa condição confere poderes, livres arbítrios e até mesmo disposição própria para extrapolar as margens do poder de polícia, desrespeitar, abusando com interpretações vaidosas, a lei que por sua vez nascer de um outro poder, por exemplo?.

A dúvida aparece sempre quando vejo pessoas e tenho visto e também sabido muito, que se julgam Estado, cometerem arbitrariedades, desconsiderando a própria condição de ser humano, não a sua, claro, além dos seus superiores hierárquicos, confiando creio no corporativismo da sua classe que, em certos casos alisam a sua reprovada conduta, ou por se achar ele mesmo o Estado ficam impunes, desvinculados dos parâmetros de atuação, princípios morais e éticos fixados pela lei?

Limitando o assunto, devido a sua amplitude e complexidade, penso agora acerca da criminalidade, se é pior, moralmente falando, quem comete o crime ou quem na qualidade de Estado age, quando em ofício, arbitrariamente, uma vez que representa toda a sociedade por se investir, que assim seja, de ente estatal?

Autor: Darlan Henrique Amorim.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: